WILSON NETO

WILSON NETO
Dr. WILSON NETO - Fisioterapeuta Acupunturista Neurofeedback - doutorneto.blogspot.com

ACUPUNTURA - O QUE VOCÊ PRECISA SABER

COMO FUNCIONA A ACUPUNTURA?
Acupuntura funciona através de uma técnica que se baseia em inserção de agulhas em pontos específicos localizados em várias partes do corpo. A agulha inserida através da pele ultrapassa as camadas internas da pele, que é o tecido celular subcutâneo (gordura) e, dentro do músculo, estimula terminações nervosas (componentes dos nervos). Esse estímulo é levado através de vias nervosas para áreas do Sistema Nervoso Periférico (nervos periféricos e gânglios nervosos) e Central (Cérebro e Medula), que respondem produzindo ou regulando uma série de substâncias que vão ser liberadas no sangue ou mesmo em determinadas áreas do sistema nervoso, desencadeando uma série de ações, tanto localmente (próximo ao local do agulhamento), como à distância (ação orgânica global ou sistêmica).
Estas substâncias são os chamados neurotransmissores: adrenalina, serotonina, Beta-Endorfina, entre outros. Vamos exemplificar para você entender melhor - quando uma pessoa está com depressão, por exemplo, ela apresenta uma desarmonia na sua produção de serotonina e adrenalina. Ao se realizar o tratamento por acupuntura, ela vai estimular exatamente uma maior oferta dessas substâncias em áreas específicas do sistema nervoso, o que poderá resultar na melhora do paciente; esta seria a chamada ação sistêmica. Por outro lado, se um paciente recorre ao tratamento por conta de uma dor em um músculo do de determinada região do corpo, a inserção da agulha vai agir no local da dor relaxando aquele músculo doloroso - seria a ação local, e ainda vai estimular a produção de substâncias que tem ação analgésica e antiinflamatória, como o ACTH e Beta-endorfina (substâncias produzidas no Sistema Nervoso). Trabalhos científicos afirmam que a acupuntura promove potente ação analgésica, antiinflamatória, relaxante muscular, moduladora do Sistema Nervoso Central e fortalece o sistema imune.

EXISTE ACUPUNTURA SEM AGULHAS?
Por definição não, já que a palavra acupuntura é de origem latina e significa literalmente punção com agulhas. No entanto, os pontos de acupuntura podem ser estimulados por meio do raio laser, pressão, calor ou eletricidade. De modo que, procedimentos tradicionais como as massagens e a moxabustão, ou modernos, como a estimulação dos pontos com raios laser, podem ser usados na prática da Medicina Tradicional Chinesa.

A ACUPUNTURA EMAGRECE?
A acupuntura não tira um só grama de você. A acupuntura propicia o bom funcionamento do sistema endócrinos (hormônios) no tratamento de obesidade. Com a acupuntura é possível regular o metabolismo, amenizar a ansiedade, equilibrar a compulsão por comida, fazer o organismo eliminar melhor as toxinas e com isso perder peso.
Não existe mágica para perder peso, mas a acupuntura é muito recomendada pelo sucesso nos tratamentos de obesidade exatamente por fazer um trabalho completo, sem contra indicações e sem riscos à saúde do paciente. Bem diferente do que se observa nos tratamentos com fórmulas à base de benzodiazepínicos associados a anfetaminas.

A ACUPUNTURA FAZ PARAR DE FUMAR?
Não. Quem pára de fumar é o fumante. A acupuntura apenas age em determinadas áreas do cérebro, inibindo parte do mecanismo do vício e também contribuindo na amenização da chamada "síndrome de abstinência". É sempre bom lembrar que a nicotina é uma droga e vicia.

A ACUPUNTURA PODE CURAR TUDO?
É importante ressaltar que a Acupuntura é uma terapia de ampla atuação, podendo melhorar ou curar inúmeras doenças. Se as doenças forem recentes, sem lesões físicas, elas têm mais chances de serem curadas pela acupuntura. Como doenças psicossomáticas, estresse, depressão leve e dor muscular. Quanto às doenças mais graves e crônicas, a acupuntura melhora seus sintomas e a qualidade de vida do paciente. Por exemplo: artrite, bronquite, seqüelas de derrame cerebral.

O PACIENTE TRATADO COM ACUPUNTURA NAO PODE TOMAR REMÉDIO(S)?
Tudo depende da situação e da causa da doença. Em caso de dor aguda, por exemplo, o medicamento analgésico pode ser usado como complemento. E existem certos medicamentos antidepressivos que podem aumentar os efeitos da Acupuntura, porque prolongam a ação da serotonina e de outros neurotransmissores, que atuam no sistema supressor de dor no cérebro e aumentam os efeitos analgésicos. Outro exemplo: o paciente asmático e com infecção bacteriana deve tomar antibiótico.

SE EU COMEÇAR A FAZER ACUPUNTURA, TEREI QUE FAZER PARA SEMPRE?
Não. Nada é para sempre. A acupuntura equilibra o seu organismo e devolve a você a integridade fisiológica perdida. Tão logo o paciente se recupera, ele recebe alta e só retorna quando novamente for necessário.