WILSON NETO

WILSON NETO
Dr. WILSON NETO - Fisioterapeuta Acupunturista Neurofeedback - doutorneto.blogspot.com

SAÚDE DOS JOELHOS

A maioria das pessoas de qualquer faixa etária algum dia foi vítima de movimento falso do joelho durante alguma atividade recreativa ou competitiva. Mas o que a maioria não sabe é que tal movimento é uma torção decorrente de movimento incorreto da articulação do joelho, sendo o mais comum a rotação do joelho com o pé fixo no solo, aponta o Dr. Luiz Antônio Vianna Lopes. Segundo o especialista, qualquer estrutura desta articulação pode ser comprometida dependendo do grau de intensidade e da faixa etária; nas crianças pode ocorrer lesão na cartilagem de crescimento. "No entanto o que observamos é um aumento das lesões relacionadas aos ligamentos em virtude do aumento da participação dessas crianças em atividades competitivas e não orientadas", alerta o médico. Já nos adultos, podem ocorrer lesões de menisco, ligamento, cartilagem e até fraturas.
SINTOMAS - Dor, inchaço, limitação dos movimentos, falseios, equimoses (roxo) e derrame articular (água ou sangue nos joelho).
DICA - Quase 100% das lesões podem ser diagnosticas por um exame físico realizado por especialistas. "Consultar este profissional é necessário para o diagnóstico e o real esclarecimento de dúvidas", informa o médico.
TRATAMENTO CONSERVADOR - Acupuntura e fisioterapia.
TRATAMENTO CIRÚRGICO - Reconstrução ligamentar, reparo das lesões meniscais (dos meniscos) e cartilaginosas.
NOTA - A melhor maneira de praticar uma atividade física com saúde é se prevenindo das lesões. Mas, caso elas ocorram, o diagnóstico precoce de ser realizado por um profissional habilitado que conheça os "gestos desportivos" e as demandas funcionais de cada modalidade esportiva associado ao perfil de cada indivíduo.