WILSON NETO

WILSON NETO
Dr. WILSON NETO - Fisioterapeuta Acupunturista Neurofeedback - doutorneto.blogspot.com

Varizes

Varizes

Varizes, também conhecido como doença vascular periférica são veias que, por várias razões, não cumprem adequadamente seu papel de levar o sangue de volta ao coração.
Normalmente, as veias varicosas termo utilizado para se referir àquelas nas pernas, sendo o mais comum, mas também pode surgir em outras áreas do corpo, como o esófago (varizes), a região anal (hemorroidas) ou testículos (varicocele).
A frequência com que eles aparecem depende de muitos fatores, mas considerando apenas aqueles que resultam em manifestações clínicas pode ser visto que entre 10% e 15% da população sofre com eles, esse percentual aumenta com a idade e sexo porque há mais mulheres afetadas do que os homens.
As veias são os vasos responsáveis ​​pela realização sangue de volta ao coração, depois de irrigar todos os tecidos de oxigênio e nutrientes, denominado retorno venoso.
Com a posição ereta do ser humano, o sangue das pernas deve subir, contra a força da gravidade, que é um esforço adicional. Para facilitar isso, as veias têm válvulas no interior para evitar o fluxo de sangue para trás, e também tem a colaboração dos músculos da perna com a função de ajudar a retornar o sangue numa via só de ida para o coração.

Fatores de risco para varizes

Sedentarismo sentado: aumento da pressão venosa que impede a subida de sangue para o coração.

Hereditariedade: Pessoas com histórico familiar têm o dobro de chances de desenvolver varizes.

Predisposição constitucional: uma fraqueza generalizada do tecido conjuntivo envolve uma perda de tônus na parede das veias, o que facilita o aparecimento de veias varicosas.

Idade: a idade aumenta o risco de alergias.

Sexo: as mulheres sofrem mais frequentemente do que os homens, o que parece estar relacionado a fatores hormonais.

Obesidade: verificou-se que as pessoas obesas têm o dobro da probabilidade de ter varizes do que os de peso normal. Estar acima do peso aumenta a incidência, pois diminui a quantidade de fornecimento de sangue para as pernas e drenado através das veias.

Prisão de ventre: a dificuldade de defecar faz com que permaneça mais tempo sentado no vaso, além de fazer maiores esforços para expulsar as fezes. Estes esforços aumentam a pressão no interior do abdômen, dilatam as veias abdominais e dificulta o escoamento de sangue a partir das pernas; por conseguinte, aumenta o risco de veias varicosas.

Contraceptivos: relacionados à retenção de fluido que aumenta o volume de sangue.

Gravidez: varizes na maioria das vezes aparecem durante a gravidez devido a vários fatores e, principalmente, por alterações hormonais, pressão do útero sobre os vasos e ganho de peso.

Falta de exercício / Sedentarismo: a falta de atividade dos músculos das pernas faz com que estes não trabalhem juntos para empurrar o sangue para o coração.

As varizes são quatro graus ou tipos:

Grau I ou veias das pernas varicosas – veias arroxeadas que podem ser na forma de estrelas chamadas de veias de aranha. Eles são geralmente apenas um problema de ordem estética, entretanto, pode causar fadiga e peso nas pernas.

Varicosas Grau II veias mais visíveis com os seguintes sintomas:
• Peso e cansaço nas pernas;
• Dor;
• Câimbras;
• Formigamento;
• Sensação de calor, coceira ou irritação.

Varizes Grau IIIveias mais dilatada e irregular. Os sintomas são progressivos como: inchaço, edema e palidez.

Varizes Grau IV – áreas eczematosas e úlceras. As úlceras são difíceis de tratar e podem facilmente evoluir para infecções.

Anticoagulantes tópicos
Evitar a formação de trombos, melhora a circulação e elimina o acúmulo de células vermelhas do sangue no tecido.
Para o tratamento das complicações é também necessária a administração de outros medicamentos, entre os quais podem ser mencionados:

Analgésicos para aliviar a dor.
Antibióticos para infecção, e, por vezes, como um reforço para o tratamento de úlceras.
Anticoagulantes para o risco de trombo local ou sistêmico.
Anti-inflamatório para reduzir a inflamação decorrente de edema ou outras complicações.
Cicatrizantes principalmente para o tratamento de úlceras varicosas.
Corticosteroides para alterações na pele ou eczema.
Diuréticos para remover o líquido e reduzir o inchaço e edema das pernas.
Existem muitos outros medicamentos que podem ser utilizados (fornecidas pela prescrição), em certos casos, no tratamento de veias varicosas e dependendo da existência ou não de outros processos de doença que se enquadram no mesmo paciente.
ACUPUNTURA
9 Pulmão – Reunião de vasos sanguíneos
6 pericárdio – nervo vago
40 Estômago – Ponto Fleuma
10 Bexiga – Estagnação do sangue
34 Vesícula biliar – Ponto fonte
Pontos de Abdômen
3 fígado – Ponto fonte
3 Rim – Ponto fonte

Dicas para reduzir a dor
• Deite com as pernas para cima e posicione dois travesseiros abaixo da panturrilha.
• Meia de compressão (com orientação médica).
• Evite uma vida sedentária ao ficar muito tempo sentado ou muito tempo em pé. Dê preferências a caminhada de 20 minutos ou a cada 30 minutos levante da cadeira e ande. Andar de bicicleta também é muito eficaz.
• Não use roupas apertadas que dificulta o movimento das pernas.

Fonte: Acupuntura Dao