WILSON NETO

WILSON NETO
Dr. WILSON NETO - Fisioterapeuta Acupunturista Neurofeedback - doutorneto.blogspot.com

Dor na planta do pé e Esporão do calcâneo














Causas da dor plantar:
  • A lesão aguda por um trauma;
  • Impacto repetitivo no esporte ou no trabalho;
  • Atrofia e diminuição da espessura da gordura plantar;
  • Infecções bacterianas que comprimem nervos ao nível do pé e tornozelo;
  • Sobrepeso e obesidade (ganho de peso abrupto).

Esporão do Calcâneo:
     
  • O osteófito (o chamado esporão) não é culpado pela dor;
  • É uma calcificação do tendão flexor curto do hálux;
  • O esporão não tem relação direta com a fáscia plantar;
  • Sua direção aponta para frente do pé e não para a planta;
  • Cerca de 15 % da população possui o esporão do calcâneo;
  • Somente 50 % que sofrem de dor plantar calcaneana apresentam o esporão.

Rins


Hepatites - 10 tipos

Captura de Tela 2014-06-04 às 17.46.44

Hepatite designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas que ocorrem com mais frequência em infecções pelos vírus tipo A, B e C, além do abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios). O diagnostico precoce é essencial para salvar vidas.
10 tipos de hepatite:
-       Hepatite A
-       Hepatite B
-       Hepatite C
-       Hepatite D
-       Hepatite E
-       Hepatite F
-       Hepatite G
-       Hepatite autoimune
-       Hepatite medicamentosa
-       Hepatite crônica.
Hepatite A
Transmitida normalmente através do contato com água, alimentos ou contato pessoal contaminados, por isso é importante a higiene na hora de comer e na preparação dos alimentos. Na maioria das vezes a hepatite A apresenta sintomatologia discreta, dura aproximadamente 1 mês é uma infecção leve e cura sozinha. Existe vacina, mas atenção por vezes ocorre quadros de hepatite fulminante.
Hepatite B
A hepatite B é transmitida principalmente através de relações sexuais ou do contato com sangue ou secreções contaminadas, por isso a vacinação é importante e pode ser feita na vida adulta caso o indivíduo não tenha sido vacinado na infância. A hepatite B, age surdamente no fígado num período de 20 a 30 anos. Ela também pode ser assintomática, mas, mesmo assim, precisa de tratamento para evitar uma cirrose ou câncer de fígado. Há tratamento. As curas totais são raras, mas é possível conviver com a doença, tratando-a por períodos de tempo variáveis.
Hepatite C
A hepatite C  é a maior epidemia da humanidade dos dias de hoje, superior à AIDS/HIV em 5 vezes. A transmissão é por contato sanguíneo, via transfusões, dentistas, seringas compartidas, etc. É uma infecção do fígado que tem cura quando é descoberta precocemente e o tratamento é feito corretamente. O tempo de tratamento para a hepatite pode ultrapassar 6 meses. Existem, no mundo cerca de 200 milhões de pessoas que carregam o vírus da hepatite C e é a principal causa de transplantes de fígado, respondendo por 40% dos casos.
Hepatite D
A hepatite D também chamada de hepatite Delta quando ocorre, ocorre juntamente com o vírus da hepatite B e não evolui de forma lenta e pode gerar a hepatite fulminante. Em pacientes cronicamente infectados pelo vírus da hepatite B, a infecção concomitante com o VHD acelera a progressão da doença crônica. A vacinação contra a hepatite B também imuniza o indivíduo contra o vírus da Hepatite D pois este depende do outro para se replicar.
Hepatite E
A hepatite E é transmitida através da ingestão de coli fórmios fecais através da água ou alimentos contaminados. Esta doença geralmente ocorre em surtos devido a má higiene ou falta de saneamento básico. A hepatite E não se torna crônica. Porém, mulheres grávidas que foram infectadas pelo vírus da hepatite E podem apresentar formas mais graves da doença. Não existe vacina para a hepatite E e o tratamento consiste em repouso e hidratação.
Hepatite F
Estudos científicos confirmaram que o vírus da hepatite F ainda não foi devidamente identificado e por isso este tipo de hepatite ainda é desconsiderado.
Hepatite G
A hepatite G é causada pelo vírus da hepatite GBV-C que frequentemente encontra-se em indivíduos diagnosticados com hepatite B, hepatite C ou HIV+. Também é transmitido através do sangue, sendo comum entre usuários de drogas endovenosas e receptores de transfusões. O vírus G também pode ser transmitido durante a gravidez e por via sexual.
Hepatite Auto imune
A hepatite autoimune é uma doença genética onde o corpo produz anticorpos contra as próprias células do fígado levando à sua progressiva destruição. Em média, pacientes diagnosticados com hepatite autoimune e não são devidamente tratados sobrevivem por apenas 10 anos.
Hepatite Medicamentosa
A hepatite medicamentosa é causada pela toma exagerada ou inadequada de medicamentos. Neste caso o fígado não consegue metabolizar as toxinas dos medicamentos e inflama. Seu tratamento consiste em interromper o uso dos medicamentos ou na sua troca para outros menos agressivos para o fígado.
Hepatite crónica
Alguns indivíduos podem sofrer com uma hepatite crônica que pode levar à cirrose, uma destruição das células do fígado e necessitar de um transplante de fígado. Outros evoluem para o surgimento do câncer no fígado e terão que fazer tratamento com radioterapia e quimioterapia. Mas a ingestão de outros medicamentos durante a hepatite pode ser prejudicial à saúde e o médico indica o critério a ser utilizado.