WILSON NETO

WILSON NETO
Dr. WILSON NETO - Fisioterapeuta Acupunturista Neurofeedback - doutorneto.blogspot.com

ACUPUNTURA PODE AJUDAR NA BEXIGA HIPERATIVA

            É uma alteração funcional da bexiga em que a pessoa relata a presença de sintomas urinários tais como: frequência aumentada (a pessoa necessita urinar várias vezes ao dia), urgência (quando sente vontade de urinar, a pessoa necessita realizar a micção imediatamente) e urgeincontinência (a pessoa sente desejo súbito e intenso de urinar, e caso não o faça rapidamente, pode perder urina na roupa). Estes três sintomas podem aparecer isolados ou juntos, ou seja, a pessoa pode apresentar somente um e/ou mais sintomas para ter bexiga hiperativa.


 MECANISMO DE LESÃO DA BEXIGA HIPERATIVA

Contrações anormais e involuntárias do músculo detrusor – músculo da bexiga que trabalha durante o enchimento da bexiga. Aumento da pressão sobre a bexiga causa uma urgência súbita e forte de urinar; na medida em que a pressão na bexiga excede a pressão uretral, pode ocorrer perda da urina.

 SINTOMAS CLÍNICOS

Urgência sentir frequentemente um desejo súbito, intenso e imprevisível de urinar.

Aumento de frequência – urinar muitas vezes em um período de 24 horas. As pessoas podem aumentar a frequência de micções como tentativa de reduzir a pressão da bexiga e evitar episódios de incontinência.

Noctúria: levantar-se duas ou mais vezes durante a noite para urinar.

Urgeincontinência – episódios de perda involuntária de urina associados com desejo súbito e intenso de esvaziar a bexiga.

 PREVALÊNCIA

·         Mais comum em pessoas com mais idade.

·         Entre pessoas com idades de 35 a 55 anos, a frequência e a urgência miccional são mais comuns que a urgeincontinência.

 QUALIDADE DE VIDA

A pessoa com bexiga hiperativa passa a evitar sair de casa e, quando sai, fica o tempo todo preocupada em localizar banheiros em cinemas, shoppings, passeios, festas, viagens, reuniões, prejudicando o trabalho e a vida sexual. Mas o pior é que a maioria das pessoas fica envergonhada e evita relatar esta condição ao seu médico.

 TRATAMENTO

            A bexiga hiperativa não tem cura, mas existem a Medicina Chinesa pode ser uma alternativa para minimizar os sintomas, a fim de melhorar a qualidade de vida social do indivíduo. Mas também, é indicado para tratamento em conjunto com medicamentos de última geração. Isto é, intensificar o tratamento com a medicina oriental e alopática têm o objetivo de diminuir as contrações e aumentar a capacidade de armazenamento da bexiga e, consequentemente, reduzindo os episódios de incontinência urinária. A bexiga hiperativa tem um componente psicológico de ansiedade muito importante, que deve ser controlado.

Procure Acupuntura e um médico urologista de confiança para iniciar um tratamento contra a bexiga hiperativa

 MEDIDAS QUE AJUDAM NO TRATAMENTO

            Além do medicamento prescrito pelo seu médico, instituir as seguintes medidas pode ajudar a controlar os sintomas:

·         Controlar a dieta (revisão de maus hábitos ao longo da vida).

·         Evitar a auto medicação.

·         Abandonar o hábito de fumar.

·         Beber líquidos que não causem irritação.

·         Decidir-se pelo treinamento da bexiga.

·         Manter o bom funcionamento do intestino.

·         Manter um peso corporal adequado.