http://super.abril.com.br/ciencia/ligacao-direta
O Sistema Neurofeedback fornece relatórios que atendem às necessidades dos pacientes, dos profissionais da saúde, das empresas e seus colaboradores na prevenção e tratamento de sintomas, muitas vezes, de difícil detecção, e abre caminho para facilitar uma conclusão diagnóstica. E-mail: doutorneto@hotmail.com - 55 11 99729.2662
Alimentos Prejudiciais Para a Pele do Seu Rosto
1- Característica da face de pessoas sensíveis ao álcool
Os sintomas típicos são rugas acentuadas entre as sombrancelhas, vermelhidão ao redor dos olhos, pálpebras caidas, poros dilatados, pele desidratada com descamações nas bochechas, nariz e bochechas também avermelhadas, e linhas profundas sob o nariz e os lábios. Isso tudo é causado pelo excesso no consumo de álcool. O álcool desidrata a pele, e isso piora a aparência das rugas, e o açúcar contido no álcool destrói o colágeno da pele.
2- Característica da face de pessoas sensíveis ao glúten
Os sintomas típicos são bochechas avermelhadas e inchadas; acne, que aparece ao longo da borda da mandíbula; e pontos de pigmentação escura ao redor do queixo. É suposto que aproximadamente 15% das pessoas são sensíveis ao glúten, e a consequência mais comum é a aparência de "rosto inchado", resultado da inflamação produzida pelo organismo em reação ao glúten que não é digerido. Uma condição comum é a "rosácea" - vermelhidão e regiões da pele que ficam mais "transparentes" e com os vasos capilares proeminentes.
Características da face de pessoas sensíveis a lactose
Os sintomas típicos são pálpebras inchadas e acentuados círculos escuros sob os olhos. Frequentemente aparecem pequenas espinhas brancas na face, especialmente na área do queixo. Esses são sinais de que o organismo não tolera a lactose devido a perda de certas enzimas. Algumas dessas causas podem ser os hormônios que agora são frequentemente encontrados no leite e seus derivados, tais como os iogurtes, os queijos, cremes de leite...
Características da face de pessoas sensíveis ao açúcar
Na face de uma pessoa sensível ao açúcar os sintomas mais comuns são rugas e linhas na testa, inchaço sob os olhos e uma pele com aparência fina e seca. Também são comuns dolorosas erupções subcutâneas (pústulas), que podem aparecer em qualquer região da face. O açúcar desencadeia o processo em que as moléculas de glicose se ligam ao colágeno, fazendo a pele perder a sua elasticidade.
Se você se identificou com as características de alguma face acima, procure um médico e se certifique-se de que realmente tem intolerância alimentar, e mude seus hábitos. Em pouco tempo você irá se surpreender com o resultado!
Fonte: Cuisine and Health
Acupuntura para combater a Enxaqueca
A origem da dor de cabeça relacionada a crises de enxaqueca intriga cientistas. A linha de estudo mais forte é de que o problema viria de fontes externas ao cérebro. Agora, um grupo de cientistas ingleses e norte-americanos, após experimentos com ratos, defende exatamente o contrário. Segundo eles, o peptídeo PACAP-38 gera uma atividade cerebral que desencadeia a dor. Os achados foram publicados na revista Science Translational Medicine e podem ser uma promessa de novas e mais eficientes estratégias de tratamento.
“Trabalhos passados demonstraram que essa biomolécula está envolvida nessa doença, mas queríamos também determinar como ela causa os ataques e onde esse evento ocorre no cérebro”, explicou ao Correio Simon Akerman, um dos autores do estudo, neurologista e pesquisador da Universidade de Nova York. No experimento, os cientistas induziram o cérebro dos animais a terem reações semelhantes às da enxaqueca em humanos com o auxílio de uma onda de ativação neuroquímica. “Vimos que esse peptídeo provoca a sensibilização de neurônios que transmitem toda a informação sensorial da cabeça e do rosto, causando, assim, uma hipersensibilidade que está relacionada neuralmente aos sintomas da enxaqueca”, explica Akerman.
Acupuntura contribui para o retorno do Sono Profundo - Melatonina, o super hormônio
- A SEMANA
- BRASIL
- COMPORTAMENTO
- MEDICINA & BEM-ESTAR
- ECONOMIA & NEGÓCIOS
- MUNDO
- TECNOLOGIA & MEIO AMBIENTE
- CULTURA
- ESPECIAIS
- ELEIÇÕES 2012
- RIO +20
- ISTOÉ 35 ANOS
- ESPECIAL 40 ANOS
- BRASILEIROS DO ANO 2012
- LONDRES 2012
- RETROSPECTIVA 2012
- COPA 2014
- PAPA FRANCISCO
- RIO 2016
- BRASILEIROS DO ANO 2013
- COMO VENCER EM 2014
- RETROSPECTIVA 2013
- 25 ANOS DE ELEIÇÕES DIRETAS
- 50 ANOS DO GOLPE
- ESPECIAL EDUARDO CAMPOS
- PRÊMIO EMPRESAS + CONSCIENTES
- BRASILEIROS DO ANO 2014
- RETROSPECTIVA 2011
- COPA 2010
- ELEIÇÕES 2010
- RETROSPECTIVA 2014
- PERSPECTIVA 2015
- ESPECIAL RIO 450 ANOS
- PAN 2015
- O BRASIL QUE CONSTRÓI
- O BRASIL QUE CONSTRÓI
- O BRASIL QUE CONSTRÓI
- AS MELHORES CIDADES
| N° Edição: 2281 | 02.Ago.13 - 20:40 | Atualizado em 29.Set.15 - 22:47
Recentes estudos provam que a melatonina faz muito mais do que ajudar a dormir. Entre outros benefícios, ela auxilia no emagrecimento, combate a diabetes, controla a enxaqueca e protege contra os danos do mal de Alzheimer
Cilene Pereira e Monique Oliveira
Uma substância fabricada naturalmente pelo organismo está despontando das pesquisas científicas como uma espécie de super-remédio. De acordo com estudos realizados em todo o mundo, a melatonina, hormônio responsável pela indução ao sono, é eficaz contra uma ampla gama de enfermidades.
- Ajuda a emagrecer;
- Protege contra os danos causados pelo acidente vascular cerebral;
- Auxilia no controle da hipertensão e da diabetes;
- Reduz as crises de enxaqueca;
- Diminui a queda de cabelo provocada por causas genéticas, a alopécia androgenética, conhecida como calvície masculina.
Ainda não se sabe ao certo quais são os mecanismos que levam a esse espectro tão grande de atuação. O que se descobriu recentemente e que ajuda a entender parte desse fenômeno foi que existem receptores sensíveis à ação do hormônio em todo o organismo. Produzida pela glândula pineal – localizada no cérebro – na ausência da luz, até pouco tempo acreditava-se que a substância agisse basicamente sobre os centros cerebrais envolvidos no controle do relógio biológico, estimulando o sono. Por essa razão, suas indicações mais conhecidas eram contra a insônia e outros distúrbios associados ao sono, como o jet lag.
HERANÇA
Regina constatou que o hormônio passa
de mãe para filho pelo leite materno
A relação entre a melatonina e o câncer começou a ser mais investigada quando surgiram indicações de uma associação entre o risco aumentado para a enfermidade e o trabalho noturno. A última delas foi divulgada há poucas semanas na edição online do “British Medical Journal”, uma das mais importantes publicações científicas do mundo. Realizado no Queen’s University, no Canadá, um levantamento mostrou que mulheres que trabalharam em turnos noturnos por mais de 30 anos apresentaram duas vezes mais chances de desenvolver tumor de mama. Outra, divulgada no “American Journal of Epidemiology”, indicou a associação entre homens trabalhadores noturnos a risco elevado para câncer de próstata, pulmão, bexiga, reto, pâncreas e linfoma não Hodgkin. Os resultados levantaram a hipótese de que a ligação entre as duas coisas – trabalho noturno e câncer – fosse a baixa produção de melatonina. “A exposição à luz, mesmo à noite, pode induzir a um desequilíbrio na regulação biológica que propicia o desenvolvimento de tumores”, disse à ISTOÉ a cientista Marie-Élise Parent, que comandou o estudo com os homens.
Outros experimentos apontaram que o hormônio impede o crescimento das células tumorais, e por caminhos diversos. “Ele protege o material genético das células”, afirmou à ISTOÉ Antonio Soriano, da Universidade de Granada, na Espanha, autor de uma revisão recente sobre o tema. Entre outras ações, a melatonina impede que as células sofram com o estresse oxidativo – processo que danifica o DNA – e ajuda a interromper a formação de novos vasos sanguíneos destinados a alimentar o tumor.
Mecanismos como esses contribuem para explicar, por exemplo, o resultado obtido pelos pesquisadores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (SP) em relação aos efeitos do composto sobre o câncer de mama. Em animais, a substância reduziu pela metade a forma mais comum da doença. Além disso, o hormônio atenua efeitos colaterais da quimioterapia.
Zumbido no ouvido atinge 278 milhões de pessoas no mundo, segundo a OMS
O Zumbido no ouvido é a segunda maior queixa em todo o mundo. Este sintoma caracteriza-se pela audição de um som contínuo ou intermitente sem nenhuma relação de causa e efeito com o ambiente. Na maioria dos casos os pacientes relatam de sons parecidos com apitos ou em alguns casos de cigarras. Os sons variam entre agudo, grave, alto e baixo.
O objetivo é descobrir a verdadeira causa do zumbido, já que há alguns fatores que pode contribuir para o surgimento. Os mais comuns são:
- Excesso de cera
- Infecções
- Lesões no ouvido
- Desvios na coluna vertebral
- Alterações cardiovasculares
- Diabetes
- Disfunções na mandíbula
- Consumo excessivo de cafeína, álcool e cigarro
Bio I Ching - Acupuntura Magnética
Localizador de pontos (Técnica de Wilson), Laser, Super Ímãs (12mm x 6,5mm), Fixador de pares de ímãs, Eletroacupuntura portátil (não-invasivo), Bússola, Demarcador de pontos, caneta marca texto, fita elástica, esparadrapo, álcool e algodão
Acupuntura Bio I Ching contribui para o Emagrecimento
Foto:
Divulgação
A acupuntura magnética é uma técnica não-invasiva desenvolvida pelos indianos
e chineses que consiste na fixação dos ímãs em pontos específicos do corpo.
Especialistas afirmam que a acupuntura pode auxiliar na perda de peso. Podemos
citar alguns benefícios da acupuntura:
·
Melhora o funcionamento dos órgãos;
·
Equilibra os hormônios do prazer e bem-estar
·
Equilibra o metabolismo;
·
Diminui a ansiedade e indisposição;
·
Controla a compulsão alimentar;
·
Regula o apetite;
·
Aumenta a saciedade;
·
Auxilia o organismo a eliminar toxinas de forma
mais eficaz;
·
Diminui edema, inchaço e dores na região abdominal;
·
Regula o intestino e combate a prisão de ventre;
·
Controla a insônia (falta de sono contribui para o
aumento de peso).
Você pode sim utilizar a acupuntura para
emagrecer. No entanto, para auxiliar na redução de medidas de forma mais eficaz
sugerimos que entre as sessões de acupuntura sejam realizados tratamentos
estéticos corporais, além de manter uma dieta saudável e praticar exercícios
físicos regularmente. Nosso compromisso é atendem às suas expectativas com os
benefícios da acupuntura e colocar você em condições de perder peso de maneira
saudável.
Dr Wilson Neto
Lista com oito alimentos que costumam causar alergias
Os sintomas da alergia variam em termos de complexidade, gravidade e manifestação. No caso das alergias atópicas, o efeito da exposição a um alérgeno pode ser imediato. Os sintomas podem ser ligeiros ou graves, indo desde comichão nos olhos a eczema, passando por rinite, conjuntivite, broncoconstrição, vómitos e diarreia, e, mais raramente, anafilaxia.
Pensando em facilitar o atendimento médico em hospitais e postos de saúde, o governo pretende criar uma lista com informações sobre os produtos e alimentos que mais causam alergia. Confira a lista:
1 Leite
De acordo com o Ministério da Saúde, é a uma das maiores fontes de alergia alimentar. Vale lembrar que alergia ao leite é diferente e mais rara que intolerância lactose.
A alergia à caseína, proteína do leite, é mais comum em crianças e, nestes casos, tende a desaparecer com o passar dos anos. Quem tem alergia ao leite de vaca também terá reação a seus derivados, como iogurte, queijo ou a qualquer produto que leve este item em sua composição, como o chocolate. Os alérgicos a leite precisam ingerir outros alimentos ricos em cálcio como tofu e brócolis. É importante não confundir a alergia ao leite (à proteína caseína) com a intolerância à lactose, o açúcar do leite. Intolerância é um fenômeno metabólico, no qual o corpo não digere por toda sua vida. Intolerantes à lactose não possuem a lactase, enzima que digere a lactose. Sintomas: distensão abdominal, gases, cólicas, vômito e diarreia. Para evitar não consuma alimentos com essa substância.
2 Ovos
O alimento causa alergia principalmente pela presença da proteína albumina. É frequentemente usada no preparo de marshmallows, pratos congelados e outras misturas para alimentos. A alergia ao ovo é o segundo tipo mais comum. O problema está em duas proteínas: a ovalbumina e a ovomucoide, presentes na clara. O alérgico não pode ingerir nenhuma parte do ovo, já que no alimento há um contato direto entre a gema e clara.
3 Glúten
Encontrado principalmente em farinha de trigo, aveia, cevada e centeio, o glúten costuma causar alergia. Está presente em pães, biscoitos e bolos. Ao contrário do que se acredita, a alergia ao trigo não está relacionada ao glúten. O sistema imunológico dos alérgicos ao trigo identifica a proteína gliadina como o componente que poderia prejudicá-lo e passa a enviar anticorpos para combatê-la. Por isso, é preciso estar atento ao rótulo e aos ingredientes dos alimentos, pois pães, bolos, cereais, macarrão, farinha, entre outros contêm o grão. Quem é alérgico ao trigo não apresentará, necessariamente, reação à cevada, à aveia ou ao centeio. São os celíacos, que apresentam intolerância ao glúten, uma proteína de difícil digestão presente nesses alimentos, que não podem ingeri-los.
4 Peixe
Pessoas alérgicas a uma substância chamada histamina podem ter sérios problemas ao comer peixes que não foram manuseados ou estocados de forma adequada. Isto porque o animal nessas condições libera alto teor de histamina muito antes de apresentar alterações no sabor e no cheiro.
5 Fruto do Mar, Crustáceos e Moluscos
Caranguejo, lagosta e camarão são as principais causas de alergia vinda do mar. As reações costumam ser severas em adultos. Isso acontece porque contêm muitas proteínas diferentes que podem desencadear as reações do organismo. No entanto, acredita-se que a principal responsável pelas reações alérgicas a crustáceos e frutos do mar é a tropomiosina. No Brasil, esse tipo de alergia é comum em regiões litorâneas, pois são itens da dieta de quem mora nesses lugares. De acordo com Ariana, o camarão é a principal causa de reação alérgica grave (anafilática) no Brasil. As pessoas que têm alergia, como camarão, precisam tomar cuidado ao ingerir outros crustáceos (caranguejo, lagosta) e moluscos (ostra, polvo, mexilhão), pois há uma grande probabilidade de ser alérgica também a eles, devido à presença da mesma proteína em todos esses animais.
6 Frutas Cítricas
Muitas pessoas costumam ser alérgicas a laranja, limão, acerola e outras frutas cítricas. O problema encontra-se nas proteínas de determinados grupos de frutas. Comumente a reação alérgica ocorre logo após o consumo com as frutas in natura ou sucos. Sintomas: problemas no trato digestivo como náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal, além de prurido, sibilos, urticária e uma diminuição da pressão arterial também são comuns.
7 Leguminosas
Feijões, ervilhas e soja também estão na lista de alimentos possíveis de causar alergias.
8 Castanhas, nozes e amendoim
Estes tipos de frutos também são famosos por causar reações alérgicas bem desagradáveis. São rico em proteína — a cada 100 gramas de amendoim, 27 gramas são de proteína. Por esse motivo, causa muitas alergias. Estudos apontam que a cupina e a conglutinina são as principais proteínas do amendoim responsáveis pelas reações alérgicas.
Data de Atualização: 17 de setembro de 2014Redação ConsultaClick | Alimentação
SINAIS E SINTOMAS DA ALERGIA
ECZEMA
Sintomas
- pele seca
- prurido cutâneo
- urticária
- erupção cutânea
Estímulos comuns (alérgenos)
- alimentos (por ex. ovo, leite, peixe, trigo, amendoins, soja e avelãs)
- ácaros
- animais de estimação (por ex. gatos, cães, porquinhos-da-índia, coelhos)
Porque ocorrem os sintomas?
O eczema pode ocorrer devido à exposição aos alérgenos, uma vez que a barreira natural da pele está danificada. Pode provocar o desenvolvimento de rinite ou asma. É importante investigar a causa do eczema. Não existe qualquer cura para o eczema, mas é importante utilizar loção.
RINITE ALÉRGICA
Sintomas
- nariz entupido
- respirar pela boca (apenas)
- prurido no nariz
- prurido na garganta/boca/lábios
- prurido nos olhos, olhos vermelhos e pálpebras inchadas
- nariz a pingar
- espirrar
- inchaço da boca/vias respiratórias
- olhos lacrimejantes
Estímulos comuns (alérgenos)
- pólen (por ex. árvores, ervas e gramíneas)
- ácaros
- baratas
- animais de estimação (por ex. gatos, cães, porquinhos-da-índia, coelhos)
- outros animais (por ex. cavalos e aves)
Porque ocorrem os sintomas?
Os alérgenos aéreos iniciam uma inflamação que dispara a produção de fluido no nariz, trato respiratório superior e olhos.
INFLAMAÇÃO OCULAR
Sintomas
- prurido nos olhos, olhos vermelhos e pálpebras inchadas
- olhos lacrimejantes
Estímulos comuns (alérgenos)
- pólen (por ex. árvores, ervas e gramíneas)
- ácaros
- baratas
- animais de estimação (por ex. gatos, cães, porquinhos-da-índia, coelhos)
- outros animais (por ex. cavalos e aves)
Breve perspectiva da inflamação ocular
A inflamação ocular ou conjuntivite ocorre frequentemente em conjunto com a rinite alérgica.
TRATO GASTROINTESTINAL
Sintomas
- diarreia
- dores de estômago
- náuseas e vómitos
- perda de peso
Estímulos comuns (alérgenos)
Bebés e crianças (0-3 anos)
- ovos
- leite
- trigo
- soja
Crianças e adultos
- ovos
- leite
- marisco
- trigo
- amendoins
- avelãs e outros frutos secos de árvores
- frutas e vegetais
URTICÁRIA
Sintomas
- urticária
- erupção cutânea
Alérgenos comuns
- frutos secos
- marisco
- ovos
- leite
Porque ocorrem os sintomas?
A urticária pode ser alérgica ou não alérgica. É a causa mais comum de urticária nas crianças e nos adultos. Além da alergia a alimentos, a urticária pode ser causada por medicamentos, temperaturas extremas, água, sol e exercício físico. As infecções virais e o stress também podem provocar urticária.
Breve perspectiva da urticária
A urticária consiste em pápulas (inchaços) localizadas, pálidas, cor de rosa e com prurido que podem arder ou picar. Podem ocorrer isoladamente ou em grupos, em qualquer zona da pele. A maior parte dos episódios de urticária desaparece rapidamente no espaço de alguns dias ou semanas.
SÍNDROME DE ALERGIA ORAL
Sintomas
- prurido na garganta
- prurido na boca
- prurido nos lábios
Estímulos comuns (alérgenos)
- frutos (por ex. maçãs, peras, cerejas, pêssegos, ameixas, alperces, kiwis)
- vegetais (por ex. cenouras, batata crua, aipo)
- frutos secos e leguminosas (por ex. avelãs, castanhas de caju, nozes e amêndoas, amendoins, soja)
Porque ocorrem os sintomas?
A síndrome de alergia oral (OAS, Oral Allergy Syndrome) pode ocorrer em pessoas alérgicas ao pólen, frutas, vegetais, frutos secos ou leguminosas. O sintoma aparece devido ao facto de os pólens conterem proteínas ou estruturas semelhantes às presentes nestes alimentos em particular. Trata-se de uma reação cruzada.
A OAS não é, portanto, uma alergia alimentar separada, representando ao invés uma reação cruzada entre o pólen e determinados frutos e vegetais. Está normalmente limitada à ingestão de frutos e vegetais apenas em cru.
Breve perspectiva da síndrome de alergia oral
A síndrome de alergia oral (OAS) é comum nos doentes alérgicos ao pólen. Trata-se de uma condição normalmente temporária e relativamente suave, caracterizada por inchaço, vermelhidão e prurido na área da boca. Ocasionalmente afeta também os olhos.
ASMA
Sintomas
- tosse
- falta de ar
- pieira e respiração sibilante
Estímulos comuns (alergénios)
- pólen (por ex. árvores, ervas e gramíneas)
- ácaros
- baratas
- animais de estimação (por ex. gatos e cães)
- outros animais (por ex. cavalos e aves)
- alimentos
Porque ocorrem os sintomas?
Os sintomas da asma ocorrem em ligação à exposição aos alérgenos, exercício, ar frio, ar seco e em ligação às infecções das vias respiratórias. Outros irritantes, como odores fortes ou fumo de cigarro, podem também causar reação asmática.
Breve exposição da asma
A asma define-se por respiração sibilante, falta de ar e tosse, especialmente de noite e de manhã. Trata-se da doença crônica mais comum na infância, frequentemente associada as alergias.
REAÇÕES ANAFILÁTICAS
Sintomas
Os primeiros sintomas ligeiros podem incluir
- urticária
- formigueiro e prurido junto à boca
- inchaço à volta dos olhos e da boca
Os sintomas graves podem incluir
- prurido, especialmente sob os pés, palmas das mãos e couro cabeludo
- formigueiro na boca
- inchaço da boca e garganta
- hipotensão
- dores abdominais
- náuseas e vómitos
- falta de ar
- sintomas de asma
- deterioração da condição geral
A anafilaxia é uma reação que afeta diferentes órgãos do corpo, um de cada vez ou vários ao mesmo tempo. A situação é urgente se a pessoa perder os sentidos.
Estímulos comuns (alérgenos)
- amendoins
- frutos secos com avelãs, castanhas do Maranhão, nozes e cajus
- peixe
- soja
- marisco
- leite
- ovos
- sementes
- frutas
- medicamentos
- venenos da abelha e vespa
A reações graves depende dos hábitos alimentares.
http://esmeraldazul.com/pt/blog/alergias-ou-intolerancias-6-pontos-chave-para-quem-quer-comer-fora-de-casa/#sthash.q7U9EQ7V.dpuf
Alergias ou intolerâncias: 6 pontos-chave para quem quer comer fora de casa
Para quem tem quer alergia ou intolerância a um ou mais alimentos, sejam eles quais forem, comer fora de casa pode ser um pesadelo. Para evitar que isso aconteça, pense com antecedência nestes pontos e evite más disposições ou situações mais graves:
Se já sabe que existem alguns sítios onde não lhe vão fazer a troca de ingredientes que pretende ou responder às suas questões com sinceridade, provavelmente deveria deixar de ir a esse local. Tenha em mente 2 ou 3 locais (ou mais se quiser), onde sabe que pode confiar nos métodos de confecção ou que pelo menos pode fazer as trocas que entender no seu pedido. Se for cliente frequente nos sítios certos, já saberão como o agradar.
Claro que se todo menu de um certo restaurante está repleto do que não pode comer, não adianta pôr-se a fazer muitas alterações – é melhor trocar de restaurante.
Sítios que possuam já no menu opções descritas como "sem glúten” ou "sem lactose” mostram já alguma preocupação com a temática. Embora seja obrigatório referir os alergénios nos menus, nem todos os estabelecimentos o fazem ainda. Sempre que possa verifique o menu antes de ir ou telefone.
Mesmo no restaurante com os funcionários mais simpáticos, há que lembrar a questão da contaminação cruzada. Preparar/cortar/cozinhar alimentos num recipiente em que já estiveram outros alimentos pode permitir que acabe por ter acesso a partes de alimentos que não deseja.
Basta por exemplo que no dia em que decide comer batatas fritas, alguém se lembre de fritar rissóis no mesmo óleo. Este é um exemplo pouco saudável, mas que é esclarecedor. Assim como, colocarem croutons na sua salada e depois tirarem, mas servirem a salada na mesma. Relembre isso sempre que faz um pedido.
Poderá ser uma óptima ideia, principalmente se é alérgico/intolerante a mais do que um produto, ter com esses alimentos escritos para poder entregar a quem o serve no restaurante. Assim, na hora de passar a informação na cozinha, não haverá dúvidas.
Normalmente na lista de intolerâncias e alergias não costumam estar muitos legumes e por isso, estes são, e bem, a escolha para fazer uma refeição saudável junto com carne/peixe e outros alimentos que possa consumir. Mas, não se esqueça que nos molhos pode estar ovo, trigo, leite e muitos outros alimentos a que pode ser alérgico/intolerante.
Peça sempre o molho à parte e saiba bem todos os ingredientes que este contém. O mais simples que pode pedir é azeite e vinagre, mas se molhos mais sofisticados respeitarem as suas alergias/intolerâncias, experimente.
Até uma simples sopa pode conter por exemplo natas. A chave do sucesso é pedir o mais simples possível e perguntar sempre pelos ingredientes.
Principalmente se vai a um local pela primeira vez, tente não ir em horas de mais confusão. O atendimento pode não ser tão atencioso e a probabilidade de contaminação cruzada aumenta. Se está a optar por ir a um sítio onde já o (a) conhecem, talvez isso não faça tanta diferença.
Se tiver vergonha de perguntar, vai acabar a comer sempre as mesmas coisas que já sabe que não lhe fazem mal e nunca vai poder experimentar algo novo. Seja simpático e paciente com o desconhecimento de alguns funcionários no que toca a alergias e intolerâncias e faça as perguntas que tiver de fazer.
Não deixe de comer fora ou viajar só porque tem alergias ou intolerâncias. Saiba o que fazer e não se sinta desconfortável com isso.
A escolha do restaurante |
Se já sabe que existem alguns sítios onde não lhe vão fazer a troca de ingredientes que pretende ou responder às suas questões com sinceridade, provavelmente deveria deixar de ir a esse local. Tenha em mente 2 ou 3 locais (ou mais se quiser), onde sabe que pode confiar nos métodos de confecção ou que pelo menos pode fazer as trocas que entender no seu pedido. Se for cliente frequente nos sítios certos, já saberão como o agradar.
Claro que se todo menu de um certo restaurante está repleto do que não pode comer, não adianta pôr-se a fazer muitas alterações – é melhor trocar de restaurante.
Sítios que possuam já no menu opções descritas como "sem glúten” ou "sem lactose” mostram já alguma preocupação com a temática. Embora seja obrigatório referir os alergénios nos menus, nem todos os estabelecimentos o fazem ainda. Sempre que possa verifique o menu antes de ir ou telefone.
Contaminação cruzada |
Mesmo no restaurante com os funcionários mais simpáticos, há que lembrar a questão da contaminação cruzada. Preparar/cortar/cozinhar alimentos num recipiente em que já estiveram outros alimentos pode permitir que acabe por ter acesso a partes de alimentos que não deseja.
Basta por exemplo que no dia em que decide comer batatas fritas, alguém se lembre de fritar rissóis no mesmo óleo. Este é um exemplo pouco saudável, mas que é esclarecedor. Assim como, colocarem croutons na sua salada e depois tirarem, mas servirem a salada na mesma. Relembre isso sempre que faz um pedido.
Tenha em mente a lista do que pode ou não comer, mas tenha por escrito o que não pode comer |
Poderá ser uma óptima ideia, principalmente se é alérgico/intolerante a mais do que um produto, ter com esses alimentos escritos para poder entregar a quem o serve no restaurante. Assim, na hora de passar a informação na cozinha, não haverá dúvidas.
Ingredientes escondidos |
Normalmente na lista de intolerâncias e alergias não costumam estar muitos legumes e por isso, estes são, e bem, a escolha para fazer uma refeição saudável junto com carne/peixe e outros alimentos que possa consumir. Mas, não se esqueça que nos molhos pode estar ovo, trigo, leite e muitos outros alimentos a que pode ser alérgico/intolerante.
Peça sempre o molho à parte e saiba bem todos os ingredientes que este contém. O mais simples que pode pedir é azeite e vinagre, mas se molhos mais sofisticados respeitarem as suas alergias/intolerâncias, experimente.
Até uma simples sopa pode conter por exemplo natas. A chave do sucesso é pedir o mais simples possível e perguntar sempre pelos ingredientes.
Não vá nas horas de mais confusão |
Principalmente se vai a um local pela primeira vez, tente não ir em horas de mais confusão. O atendimento pode não ser tão atencioso e a probabilidade de contaminação cruzada aumenta. Se está a optar por ir a um sítio onde já o (a) conhecem, talvez isso não faça tanta diferença.
Não tenha vergonha de perguntar |
Se tiver vergonha de perguntar, vai acabar a comer sempre as mesmas coisas que já sabe que não lhe fazem mal e nunca vai poder experimentar algo novo. Seja simpático e paciente com o desconhecimento de alguns funcionários no que toca a alergias e intolerâncias e faça as perguntas que tiver de fazer.
Não deixe de comer fora ou viajar só porque tem alergias ou intolerâncias. Saiba o que fazer e não se sinta desconfortável com isso.
23 de Outubro de 2015
Vantagens da Acupuntura sem Agulhas
O ímã aplicado a 5 metros do ponto Bexiga 23 e a cada 2,5 metros de distância do ponto de dor referida totalizando 3 (três) pontos para cada área afetada, tem a vantagem de penetrar nos tecidos e remove células danificadas. O campo magnético circunda a célula para atrair os íons de dentro e de fora, de volta para o alinhamento.
O resultado é o realinhamento dos íons no interior da célula, assim, o excesso de líquido que havia penetrado na célula é empurrado para fora (por meio de osmose e difusão) e devolvido para os tecidos circundantes. A cada semana a célula recupera gradativamente seu equilíbrio natural dando início a reparação que reflete na diminuição dos efeitos decorrentes das síndromes manifestadas em forma de doenças.
- Não dói;
- Ímãs práticos e pequenos;
- Não consome energia elétrica;
- Gera campo eletromagnético para reequilibrar Ying-Yang;
- Ativa a auto cura do corpo;
- Acelera a resposta do sistema imunológico;
- Os pontos Céu Anterior e Céu Posterior são facilmente localizados;
- Polo norte do ímã nos pontos Céu Anterior e Céu Posterior não causam efeitos colaterais;
- O organismo capta, absorve e transporta a carga magnética do ímã aos locais afetados;
- Pode ser associado com medicamentos.
Ação no sistema circulatório
- Reduz a sedimentação do eritrócito (hemossedimentação) – controle da infecção e inflamação.
- O efeito positivo dos magnetos sobre os glóbulos vermelhos (que contém ferro) impede a agregação plaquetária.
- O sangue magnetizado assegura a regularidade do ritmo magnético e o valor magnético das diferentes células.
- O sangue magnetizado flui pelos vasos sanguíneos e diversos tecidos dissolvendo os depósitos de impurezas e eliminado na urina.
- Pedras formadas nos rins ou bexiga são dissolvidas e os sais indesejáveis eliminados na urina.
- Combate hipertensão, arteriosclerose, gota e artrite.
- Transporta oxigênio e nutrientes absorvidos pelo intestino delgado para órgãos e tecidos.
- Elimina matérias indesejáveis pelos órgãos excretores.
- Regula a atividade dos hormônios.
BEBIDAS ENERGÉTICAS
Um artigo publicado pela Organização
Mundial de Saúde (OMS) na PubMed alerta para os efeitos do consumo de bebidas
energéticas, que são ricas em cafeína. A ingestão de uma quantidade reduzida
dessa substância (50 mg) confirma os riscos cardiovasculares e neurológicos tais
como: agitação, taquicardia, palpitações, tremores, aumento da pressão
arterial, náuseas, vômitos e convulsões. Nas grávidas, aumenta o risco de
aborto.
Outro problema é o seu uso junto a
bebidas alcoólicas. Isso pode dar a falsa sensação de sobriedade e, assim,
levar a um maior consumo de álcool e a comportamentos de risco.
Fonte: Revista Proteste
VITAMINAS – POLIVITAMÍNICOS – SUPLEMENTOS PROTEICOS
VITAMINAS – POLIVITAMÍNICOS – SUPLEMENTOS
PROTEICOS
O QUE SÃO VITAMINAS?
São
um grupo de compostos orgânicos essenciais ao bom funcionamento do organismo,
que necessita de quantidades mínimas dessa substância para manutenção da saúde.
Dentre as vitaminas podemos citar: vitamina A, C, D, E, K, H, ácido
pantotênico, niacina, biotina, ácido fólico e as vitaminas do complexo B (B1,
B2, B6 e B12).
O QUE SÃO POLIVITAMÍNICOS?
São
preparações que contêm mais de uma vitamina, podendo ser encontradas em
diversas formas, como cápsulas, comprimidos, pós ou líquidos. São registrados
na Anvisa como medicamentos ou alimentos, dependendo da sua indicação e
composição.
É NECESSÁRIO TOMAR MEDICAMENTOS A BASE
DE VITAMINAS?
Os alimentos são a principal fonte de
vitaminas e minerais. Desse modo, normalmente não é necessária utilização de
polivitamínicos, pois uma dieta variada, somada ao controle das quantidades de
gordura, açúcar e sal costuma ser suficiente.
Os polivitamínicos e as vitaminas são indicados somente quando há uma deficiência nutricional grave, que demoraria a ser tratada apenas por meio da alimentação. Neste caso, os complementos nutricionais devem ser utilizados por tempo determinado, até a redução dos sintomas de deficiência nutricional.
Os polivitamínicos e as vitaminas são indicados somente quando há uma deficiência nutricional grave, que demoraria a ser tratada apenas por meio da alimentação. Neste caso, os complementos nutricionais devem ser utilizados por tempo determinado, até a redução dos sintomas de deficiência nutricional.
O QUE SÃO SUPLEMENTOS PROTEICOS (Whey Protein)?
É
o nome comercial para designar as proteínas do soro do leite da vaca. É o mais
popular entre os suplementos proteicos pela facilidade com que são encontrados favorecendo
o consumo desenfreado na busca da concentração elevada de aminoácidos
essenciais.
A
reportagem da Revista Proteste (edição Fevereiro 2015) apontou que, apenas um
terço de 30 produtos testados possuíam quantidades de proteína e carboidrato
conforme indicado no rótulo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
proibisse a venda de lotes de mais de 20 produtos irregulares.
O
médico e o nutricionista são os mais capacitados para orientar a quantidade do
consumo adequado de carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e
água ao longo do dia, mais especificamente nas refeições que irão preceder e
suceder a atividade física. Caso as necessidades nutricionais não estejam
satisfatórias pela ingestão de alimentos.
Ainda
não existe consenso entre os profissionais da saúde sobre o uso de suplementos
à base de proteína, como o Whey protein.
Há um grupo que defende que a quantidade diária de nutrientes pode ser
facilmente ingerida na alimentação. Basta um pouco de conhecimento e boa
vontade para selecionar adequadamente o que se come. Além disso, acredita-se
que o consumo em excesso desses suplementos pode trazer danos hepáticos e
renais.
Não
se deixe levar por modismos e nunca copie dietas ou suplementações nutricionais
adotadas por amigos ou, ainda, publicadas em revistas. A boa alimentação é
fundamental para o ganho de massa muscular.
QUAIS OS CUIDADOS AO CONSUMIR ESSES PRODUTOS?
• Usar apenas produtos registrados.
• Buscar informações com profissionais de saúde.
• Seguir orientações da bula e rotulagem.
• Observar cuidados especiais no caso de gestantes, crianças, idosos e pessoas que fazem uso de outros medicamentos.
• Comprar vitaminas e polivitamínicos apenas em farmácias e drogarias.
----------------------------------------------------------------
IMPORTANTE
Quem deve diagnosticar uma falta ou excesso de vitaminas é o médico. A ingestão de vitaminas, sem necessidade, pode causar, ou mesmo, agravar algumas doenças.
• Usar apenas produtos registrados.
• Buscar informações com profissionais de saúde.
• Seguir orientações da bula e rotulagem.
• Observar cuidados especiais no caso de gestantes, crianças, idosos e pessoas que fazem uso de outros medicamentos.
• Comprar vitaminas e polivitamínicos apenas em farmácias e drogarias.
----------------------------------------------------------------
IMPORTANTE
Quem deve diagnosticar uma falta ou excesso de vitaminas é o médico. A ingestão de vitaminas, sem necessidade, pode causar, ou mesmo, agravar algumas doenças.
Assinar:
Postagens (Atom)